quarta-feira, 18 de março de 2009

Sensações... 6ºC

"Eu, ao ler o livro Pedro Alecrim fiquei entusiasmada pela forma como algumas crianças vivem. Eu também vivo numa aldeia mas trabalho como o Pedro, pois tenho uma avó que faz as tarefas do campo. Eu também a ajudo e adoro pegar numa enxada e cavar com muita força, nunca me canso. Estive a pensar na parte em que se fala da comida na cantina. Realmente há crianças mimadas que não sabem o que é a vida. Eu gostava que todas as crianças soubessem o que é a verdadeira vida. Gostei de ler o livro"
Inês

"O que senti foi o seguinte: eu senti remorsos por causa do pai de Pedro que morreu, apesar de isto não ser real, ao ler esta história dava-me arrepios. Gostei da história e foi a primeira vez que a ouvi, por isso é que eu tenho arepios e tremor... O Pedro passou muito mal no funeral do pai. Antes de o pai de Pedro morrer, jacinto ouvia tocar cavaquinho. Mais tarde, já no fim, o Jacinto já sabia tocar cavaquinho."
Luana

"Eu gostei muito do capítulo 14, quando a mãe e o filho foram ao hospital visitar o pai. Encontraram o pai, depois de terem ido por corredores compridos. E não gostei do capítulo 19 porque o pai morreu e eles ficaram tristes."
João Carlos

"Eu quando li o livro todo senti que o Pedro e o Nicolau faziam as coisas só para ajudarem a sua família, porque eram pobres e não tinham condições para estudar nem dinheiro para comprar material para a escola. Por isso, eles faziam de tudo para os ajudar."
Marlene

"Eu, ao ler o livro, aprendi que as pessoas do campo são um grande exemplo para os meninos mimados da cidade que só querem empregados e este livro lembra-me um provérbio: quem não trabuca, não manduca. E quando soube que o pai de Alecrim aos molhos tinha morrido deu-se-me um grande aperto no coração e fiquei triste. Adorei o livro."
João Paulo

"Eu, ao ler este livro, achei que era uma história contada do tempo antigo, em que a escolaridade era só obrigatória até ao 6º ano e que as famílias se sustentavam a partir do que cultivavam. Achei que a história era divertida mesmo sendo triste na morte do pai. Mas nunca pensei que depois das aventuras, o Pedro fosse ferreiro unicamente por causa da sua família. E gostei muito muito da história, porque vi um rapaz a sacrificar-se pela família."
Brian


"Eu senti emoção mas numas partes não era emoção, era muita tristeza porque nós nestes tempos não é como antigamente. Agora nós, os jovens, vimos da escola e vamos para a brincadeira e não vamos cavar os quintais nem nada do género. Gostei muito do livro e aconselho a que os jovens leiam este livro que é muito interessante."
Leonardo

"O que senti mais emocionante na obra foi quando o Pedro e o Nicolau fizeram o negócio para ficarem milionários."
Simão

"Eu, ao ler este livro, senti várias emoções. Foi muito atrapalhador. Senti tristeza, amor, alegria, saudade, coragem, vontade de fazer tudo. houve uma parte que foi muito triste 8quando morreu o pai ao Pedro) quase deu para chorar, mas bom, quem já está habituado não lhe dá muita vontade. Foi um livro muito bonito. Em outras partes foram muitas outras emoções, como o medo, a solidão, a paixão, orgulho..."
Liliana Ribeiro


"O que eu senti foi um pouco de tristeza ao ler esta história e principalmente quando o pai morreu, o que me fez lembrar quando morreu o meu avô."
Alexandre


" Senti pena do Pedro, porque o pai dele morreu, mas a história é bonita. E gostei muito do irmão de pedro, o Jacinto, porque ele gaguejava e gostei do último capítulo."
Carolina

" Eu, no princípio da obra, qchei aquilo muito engraçado. Mas lá para o meio achei um pouco triste, senti tristeza pelo Luís. E também senti muita tristeza pelo Alecrim quando o seu pai morreu. E reparei que todos eles eram estúpidos como o Nicolau, o alecrim, o Luís, o Jacinto. E também fiquei triste pela mãe do Alecrim."
Katie

"Eu gostei muito da obra de "Pedro Alecrim", porque ele é uma personagem que luta pela vida para ajudar a sua família, trabalha até não poder mais, tenta fazer a sua vida como se fosse uma vida de rico, gosta de tudo e quase nunca resmunga com o dever. Vê-se que ser aquela pessoa é muito difícil e era um horror eu viver assim como o Pedro Alecrim."
Marc

"Eu gostei muito do livro, tem muitas coisas fixes. Gostei principalmente da parte em que o Nicolau foi posto a lavar copos e que pensava que ia servir à mesa, foi muito fixe essa parte. Aprendi muito com o livro, reparem que Pedro é igual ao Tom Sawyer . Também gostei do irmão do Pedro que era meio gago. Gostei muito do livro."
Marlene

"Eu senti tristeza como o Pedro reagiu à morte de seu pai. E como ele fugiu do cemitério para o lago. Gostei das parvoíces do irmão Jacinto, como ele falava, quando ele is buscar o cavaquinho e quando o Pedro mandou uma carta para o Nicolau senti a tristeza de Pedro quando Nicolau se foi embora e quando ele queria dizer ao Nicolau: leva-me contigo, em vez de : adeusinho e boas festas. E gostei quando ele começou a aprender a tocar cavaquinho."
Hugo

"O que senti ao ler este livro foi alegria na primeira parte e tristeza no fim, mas gostei muito de ler o livro, foi uma história que tem muita aventura."
Liliana Garrido

"Ao ler este livro senti tristeza, alegria, emoção, admiração,...
Houve partes em que me senti inútil em casa (não faço nada que o Pedro fazia). Quando o pai morreu, pensei como seria a minha vida sem o meu pai, senti entusiasmo no princípio do livro...
Partes onde me ri, onde aprendi truques, pôr os copianços nos testes (não quer dizer que os ponha em prática).
Este livro foi muito agradável de se ler, pode-se considerar que foi o melhor livro "folhas" que eu já li."
Catarina

Sem comentários: