sexta-feira, 13 de março de 2009

Ao ler este livro senti... 6ºB


"Ao ler este livro senti alegria. No capítulo 19 senti uma tristeza enorme dentro de mim quando o pai de Pedro morreu, pois a morte de um familiar ou alguém próximo custa, mas a de um pai custa mais que outras. Gostei de saber que Nicolau era um bom amigo e lembrava-se de Pedro, mostrando isso com uma carta que lhe mandou quando estava a trabalhar longe dele em Vila Nova de Gaia num café! Com esta história percebi que a vida por vezes é injusta e que nós, crianças, agora no presente temos uma vida boa, muito melhor do que antigamente. Muitas vezes queixamo-nos da comida, somos esquisitos na roupa, mas temos muita sorte! O que importa e o que é muito importante, é termos os nossos pais ao nosso lado nos bons e maus momentos e amigos para nos apoiarem, é termos saúde! Todos nós temos um fim..."
Fanny

"O que eu senti sobre este livro foi: tristeza mas também felicidade.
Tristeza, porque o Pedro e o Nicolau eram pobres e assim tinham dificuldades nos estudos, poruqe não tinham um sítio bom para estudar, comprar os livros e as matérias. também por causa do pai do Pedro por ter morrido.
A felicidade por no fim, o Pedro, a mãe e o irmão o terem, habituado à morte do pai.
E também por o Pedro e o Nicolau serem os melhores amigos e eles terem arranjado emprego para ajudar a mãe em casa."
João Vinagre

" No princípio da história senti um pouco de confusão, como dizia o Pedro. E também um pouco de pena por causa do que o Luis fazia ao Pedro. Mas no meio senti a história alegre porque já o Luis confiou no Pedro e não lhe fazia as suas parvoíces. Também porque vi que o pedro tem bons amigos como o Nicolau, a Joana, a Rita e outro, era um sentimento de amizade. Mais tarde senti tristeza com a morte do pai do Pedro e com despesas da mãe do Pedro. Um pouco de confusão quando o Pedro não sabia porque as pessoas os abraçavam e diziam que lamentavam, no funeral do pai. No final, alegria e um pouco de tristeza. Alegria porque Pedro voltou a tocar cavaquinho como o pai. E tristeza porque teve de seguir a profissão que não queria só pela família. foi emocionante!"
Inês Santos

" Eu senti entusiasmo. Eu senti que gostava de passar pelo mesmo que ele passou, mas depois voltar à minha vida normal. Senti um bocadinho de tristeza quando ele viu o pai a ser enterrado. Fiquei com pena de Pedro Alecrim quando o Nicolau (melhor amigo dele) foi viver para o porto. e senti felicidade quando o Tio Trindade lhe propôs que ficasse a trabalhar com ele!"
Joana


" Eu gostei muito muito do livro e senti que todos deviam fazer sacrifícios na vida para ajudar os outros a ter uma vida melhor, e a si próprios."
Diogo Lameira

" Eu, enquanto li o livro, senti:

  • pena - na parte em que o jacinto perguntou se o pai deles ia morrer e o Pedro lhe deu uma chapada.
  • tristeza - quando o pai do Pedro morreu.
  • graça - nos códigos deles.
  • espanto - quando o Pedro aceitou o emprego.
  • piada - quando o Pedro e o Nicolau tentavam ficar ricos.

Eu adorei este livro.

Susana Pinto

" Quando li este livro achei que era espectacular e agora que acabámos de o ler sei que tinha razão. O capítulo que eu mais gostei foi o capítulo das rãs, mas o mais emocionante foi o da morte do pai de Pedro Alecrim. Eu adorei este livro."

Beatriz

"Eu gostei muito do livro . A parte que acho mais emocionante foi quando o pai de Pedro morreu, gostei quando o Pedro e o Nicolau andavam a vender legumes para ficarem ricos. Também achei muito engraçado aquelas cartas em código. foi divertido quando Nicolau arranjou um emprego e para ver se ainda estav bem penteado, viu-se ao espelho. Ainda bem que o pedro arranjou um emprego."

Susana Duarte

"Eu achei que o livro foi muito divertido!

Houve umas partes que metiam pena e outras divertidas. eu não gostei da parte em que o pai do Alecrim morreu, a parte do caixão, das pás e das cordas. detestei esta parte! Estragou a história toda! Devíamos ler mais histórias destas. Mas ser a stora a ler, percebo muito melhor!"

Marlene

"Eu achei que este livro é óptimo! Adorei a forma como o escritor descreveu a morte do pai e o resto da história. Mas acho que o que me levou mais a gostar deste livro, foi ser no campo. Este livro leva-me a pensar nas diferenças dos anos onde se passa a história e os dias de hoje, as dificuldades que há muito tempo todos tinham. Gostei dos fins que deram às 2 personagens. Gostei muito de ler este livro, como todos os outros."

Cristiana

"Eu gostei da parte quando o Alecrim e o Nicolau começaram a vender coisas, tipo legumes, castanhas, grelos e agriões, para mim essa foi a melhor parte. e a pior parte do texto foi quando o pai de Alecrim morreu e o amigo Nicolau foi para Vila Nova de Gaia, Porto."

Gustavo

" Na história de Pedro Alecrim, eu achei interessante e um pouco emocionante. também gostei da parte em que ele ia ser ferreiro no futuro dele."

João Vitor

"Eu senti felicidade. O episódio que eu mais gostei foi o capítulo 5, parágrafo 5, quando o Jacinto está sempre a trocar o calçado e a tropeçar e também gosto quando o Luis escreve a carta ao Pedro e o Pedro ao Luis."

Luis

"A parte que mais gostei no livro foi quando o Alecrim e Nicolau tomaram a decisão de vender legumes para ganharem dinheiro. E fiquei um bocado espantado quando ele ficou a pensar "preparado para tudo", queria dizer que ele estava a começar a perceber o que se estava a passar."

David

"Eu gostei deste livro. Eu senti muita tristeza quando o pai do Pedro Alecrim morreu e quando o Nicolau mandou a carta ao Pedro. Gostei muito quando o Luis lhe mandou uma carta e ele lhe respondeu com letras ao contrário. Gostei muito deste livro."

Rafaela

"Senti alegria em ver a amizade entre os amigos de Pedro, mas também senti tristeza em ver a mãe do Pedro, o Pedro e o Jacinto a chorarem por causa da morte do pai e também fiquei triste ao ver que Nicolau e o Pedro, os melhores amigos, a separarem-seum do outro. Mas por outro lado o Pedro ficou contente em saber tocar e afinar as cordas do cavaquinho."

Leandro

2 comentários:

Anónimo disse...

é uma turma fantastica
uma turma que nunca a irei esquecer
passei bons momentos com ela
e um deles foi este

Bjao grand pa todos
adorovs

Anónimo disse...

é uma turma fantastica
uma turma que nunca a irei esquecer
passei bons momentos com ela
e um deles foi este

Bjao grand pa todos
adorovs